Because learning English can be easy and funny

Imagens de modelo por A330Pilot. Tecnologia do Blogger.

Google+ Followers

Seguidores

Slider top

[6] [recent] [slider-top-big] [Slider Top]
You are here: Home / , Faltam quantas palavras para a sua fluência?

Faltam quantas palavras para a sua fluência?

| No comment
Hello, there!

A fluência em inglês! Ah, a fluência em inglês!

Quantos de nós nunca sonhamos sequer uma vez na vida com está palavra, e aposto que muitas destas vezes, o sonho era que você estava alcançando a tal fluência, meio que num passe de mágica (até porque o sonho é seu e você sonha o que quer, não é mesmo?). 

Quero aproveitar este post para confessar que eu sonhei muito com a minha fluência. Ficava imaginando como seria quando eu chegasse no nível tal do curso, imaginando que entraria para o seleto grupo de pessoas que conseguem falar a língua inglesa. Um pouco da minha história, de como aprendi a falar a língua inglesa, você pode encontrar neste post do blog English in Brazil, onde tive a honra de escrever um post. (Thanks again, Carina! ;) )

Hoje, depois de alguns anos em contato com a língua, percebo que o mais importante não é o ponto final de onde você quer chegar, mas o caminho, o processo que você desenvolve para chegar naquele ponto. Dias atrás eu li em algum lugar neste mundo infinito que é a internet, que a felicidade não é o que se busca, mas o caminho, pois muitas vezes quando se alcança a meta, ela não é como esperavamos que era.

Fluência está muito mais ligado ao contato com a língua, como ela é usada, com as combinações de palavras (collocations), com as chunks of language (estruturas prontas), com distinguir as sutilezas dos diferentes sons produzidos (listening and speaking) do que com decorar regras, grámaticais, de pronuncia, de combinações.

Eu já perguntei e já fui perguntado sobre quantas palavras é preciso saber para se considerar fluente em uma língua.

Vamos ver alguns numeros. Na língua inglesa existem aproximadamente 170 mil palavras sendo usadas atualmente e aproximadamente 50 mil obsoletas, é muito complicado dizer quantas palavras precisamos saber para ser fluente, claro que conhecer as mil ou duas mil mais usadas, por exemplo, vai ajudar e muito. E aqui, peço para que leia o meu post sobre como criar um caderno de vocabulário, para registrar todas estas palavras e expressões.

O que realmente precisamos fazer para chegar a tão sonhada fluência é nos envolvermos ao máximo com a língua, mas não em areas que não dominamos e/ou não temos interesse. Aprendemos um idioma não para competir com outras pessoas nossos conhecimentos, pelo contrário, nós aprendemos para nos comunicar com pessoas de outros países, culturas, para ver o mundo de uma forma diferente.

In a nutshell, estaremos sempre em processo de aprendizagem, sempre aprendendo novas expressões, palavras. Get used to that and be happy!

Espero que tenha gostado do post. Aguardo seu comentário.

Cya!
Share This Post :